Pedir o extrato e cancelar autorizações de débitos automáticos são algumas dicas 

Para muitos brasileiros, encerrar uma conta bancária pode representar uma dor de cabeça. Mas separamos algumas dicas do site da Federação Brasileiras de Bancos - Febraban para você cancelar sem erro.

Para realizar o encerramento, os contratos ou chamadas fichas-proposta de abertura de conta de pessoa física deverão estabelecer, no mínimo, as seguintes condições para seu encerramento:

- Comunicação prévia por escrito;

- Prazo para adoção de providências relacionadas à rescisão;

- Devolução ao banco das folhas de cheques em seu poder ou declaração por escrito de sua inutilização;

- Manutenção de fundos suficientes para a liquidação de compromissos assumidos com o banco ou decorrentes de disposições legais (ex. CPMF).

Como agir

Ao solicitar o encerramento, o cliente deve tomar as seguintes providências:

1 Pedir o extrato da conta;

2 Verificar se todos os débitos (autorizados) e cheques emitidos estão lançados na conta;

3 Cancelar as autorizações de débitos automáticos;

4 Devolver os talonários de cheques e cartões que estejam em seu poder, conferindo e confirmando com o banco o seu registro;

5 Exigir o protocolo das devoluções e do encerramento da conta;

6 Manter saldo suficiente para liquidação de compromissos assumidos anteriormente (débito automático, prestação de financiamento, CPMF).

O encerramento da conta não eximirá seu titular das obrigações legais decorrentes da sustação, revogação ou cancelamento de cheques. O banco deverá informar os motivos de devolução dos cheques apresentados dentro do prazo de prescrição, mesmo quando ocorrer após o encerramento da conta.

Fonte: Reclame Aqui / Febraban